As lixeiras são itens indispensáveis em nossa casa ou escritório. Porém não é porque elas são utilizadas para depositar nossa sujeirinha do dia a dia, que não devemos escolher com atenção. Existem diversos modelos, grandes, médias, pequenas, coloridas, produzidas em plástico ou inox. Devido a essa variedade, a Casa Cha resolveu te dar uma ajudinha para escolher o modelo de lixeira ideal.

LIXEIRA DE BANHEIRO

O lixo do banheiro é sem dúvida o que será trocado com maior frequência. O espaço destinado a lixeira de banheiro geralmente é pequeno, portanto, a capacidade ideal é de 3 a 5 litros. Se for para lugares com maior circulação de pessoas, por exemplo empresas, indicamos o uso de lixeiras maiores. Porém não maior que 8 litros, devido ao odor forte e propício acúmulo de bactérias.

A abertura da tampa é outro fator essencial na escolha, indicamos modelos de fácil abertura como as basculantes. Se a lixeira possuir porta-sacos também é interessante, assim evita inconvenientes de esquecer de colocar nova sacolinha.

LIXEIRA DE COZINHA

A cozinha geralmente tem duas lixeiras essenciais, da bancada da pia e de chão. A lixeira da bancada geralmente é destinada ao lixo orgânico, por isso indicamos as lixeiras pequenas de 3 a 4 litros. E modelo com tampa que possam ficar aberta, vão facilitar quando se está cozinhando e descascando os alimentos. Evite usar sacolinha plástica, o lixo da cozinha é úmido, e exige higienização frequente. Para o lixo reciclado indicamos lixeiras de chão, podem ser com pedal ou altas com tampa basculante, assim evita o movimento brusco de abaixar. A capacidade varia de 10 a 16 litros.

LIXEIRA DE INOX OU PLÁSTICO

As lixeiras de inox são mais duradouras, estilosas e mais caras. A desvantagem fica na hora da limpeza, sendo recomendado lavar somente com água e detergente neutro. E para manter o brilho será necessário o uso da luva de microfibra, evitando palha de aço ou outros produtos que possam danificar ou riscar. Já as lixeiras de plástico são mais baratas e bem práticas de lavar. Só preste atenção na qualidade do material, indicamos as produzidas em polipropileno (livre de Bisfenol A). A Casa Cha oferece também uma linha de produtos fabricados com materiais renováveis e sustentáveis.